sexta-feira, 14 de julho de 2023

LEITURA E SAÚDE MENTAL: UMA COMBINAÇÃO PERFEITA!

 



O Homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler (Mark Twain).

 

A maioria das pessoas já ouviu em algum lugar a expressão “quem lê, viaja”. De fato, a expressão é muito verdadeira.

A leitura nos permite viajar por lugares diversos e caminhos misteriosos que nos fazem alcançar a riqueza mais insondável que um ser humano pode ter: o Conhecimento.

O conhecimento gera o despertar da consciência. Conhecimento de si, do outro e do mundo que está à nossa volta.

Melanie Klein, um dos grandes nomes da psicanálise, já nos dizia que o conhecimento nos expulsa do paraíso. Mas o que significa ser “expulso do paraíso”?

Cuidado! Não estou propondo aqui uma análise dessa questão por um vértice religioso, baseado por um dogma de fé, mas sim por um lado pessoal baseado no exercício do pensamento e que faça sentido pra você.

Penso que o conhecimento nos expulsa do paraíso da ignorância, do egoísmo, do preconceito, da repressão da sombra (que é a nossa pretensão de achar que somos sempre bonzinhos e certos o tempo todo) e da falta de empatia.

O Paraíso retratado aqui nos remete ao comodismo das verdades e mentes fechadas construídas pelo próprio eu. Este “paraíso”, na verdade é o inferno das nossas arrogâncias, regadas por nossas certezas absolutas que nos levam à cegueira social, individual e até mesmo espiritual.

Ler faz bem, pois quem lê se liberta! A leitura e a saúde mental formam uma combinação perfeita, por isso ler também é uma terapia que nos proporciona abertura de horizontes amplos e riquíssimos.

Neste momento, você pode estar lendo este artigo, concordando ou discordando dele. Afinal, a sua opinião e visão de mundo não precisam ser iguais a minha. No entanto, mesmo havendo discordâncias, podemos trocar as experiências, idéias e vivências, e assim, podemos evoluir juntos.

Uma boa leitura nos proporciona esse crescimento, essa troca e essa diversidade que nos permite olhar para além de nós mesmos. A literatura nos revela que o Mundo tem sentido e que nada está perdido.

Ah, vida longa aos escritores! Sejam eles poetas, filósofos, romancistas, cientistas do ramo da medicina e da psicologia, teólogos, autores dos mais variados Best Sellers, comédia e até mesmo os blogueiros que nos divertem compartilhando o seu dia a dia. Enfim, vida longa a todos os que nos proporcionam a libertação da caverna escura através da luz conhecimento.

Leia um bom livro...

E faça uma boa e linda viagem!

 

 

Evandro Rodrigo Tropéia

Psicoterapeuta/ Analista Junguiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário