A comunicação é, sem dúvida, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano, além de ser um elemento básico na jornada da vida e no processo de individuação.
Falar, ouvir, escrever, gesticular, expressar pensamentos e vivenciar emoções são aspectos irrepreensíveis que nos libertam e nos ajudam a lidar melhor com a dor nossa de cada dia.
De acordo com o psicólogo canadense Jordan B. Peterson (2021) as pessoas dependem de comunicação constante com os outros para manter a mente organizada.
Veja que interessante! A comunicação é um elemento de organização da mente humana. Precisamos nos comunicar. Comunicar é pensar, falar o que pensamos, expressando tudo o que vivemos e sentimos. Necessitamos conversar sobre o passado para compreendê-lo com um novo e outro olhar. É preciso compartilhar o presente para vivenciá-lo de maneira mais saudável, por fim também é necessário conversar sobre o futuro para que possamos ser nutridos pela virtude da esperança.
Tão necessário como falar é também escutar. Escutar é preciso. Saber ouvir é um dom, uma arte. Precisamos ouvir os outros e, além disso, aprender a ouvir a nós mesmos. Quando acolhemos quem realmente somos, nos tornamos livres e abertos à transformação e vivenciamos melhor o mundo à nossa volta.
Fale sobre seus sentimentos, se isso lhe fizer bem! Respeite suas emoções e ouça o grito da sua própria alma.
Se as pessoas soubessem e valorizassem o valor essencial contido na comunicação e o quanto isso é libertador, todos fariam terapia e cuidariam melhor da saúde mental.
Abra-se a comunicação!
Fale, escreva, pense, repense e se expresse!
Evandro Rodrigo Tropéia
Psicoterapeuta/ Analista Junguiano
Nenhum comentário:
Postar um comentário