terça-feira, 5 de agosto de 2025

OS QUATRO TEMPERAMENTOS: UMA JANELA PARA A COMPREENSÃO HUMANA


 

Desde a Antiguidade, o ser humano busca compreender a complexidade da alma e do comportamento. Uma das mais antigas e influentes teorias da personalidade é a dos Quatro Temperamentos, proposta por Hipócrates e desenvolvida por Galeno, ambos pensadores gregos. Apesar de não ter base científica nos moldes modernos, essa teoria continua sendo uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento e para as relações interpessoais.

 

1. Temperamento Sanguíneo

O sanguíneo é marcado pela alegria de viver, espontaneidade e facilidade de se relacionar. São pessoas comunicativas, entusiasmadas e com grande capacidade de adaptação. Porém, tendem à distração e à superficialidade, precisando cultivar a constância.

* Virtudes a desenvolver: foco e disciplina.


2. Temperamento Colérico

Pessoas coléricas são decididas, dinâmicas e movidas por ideais. Têm facilidade em liderar e agir com coragem. No entanto, podem ser impacientes, autoritárias e intolerantes. O desafio é equilibrar a força com a empatia.

 * Virtudes a desenvolver: mansidão e escuta.


3. Temperamento Melancólico

Profundos, sensíveis e idealistas, os melancólicos têm uma alma poética e observadora. Valorizam a beleza, a verdade e a profundidade. São excelentes planejadores, mas podem cair na tristeza, na autocrítica excessiva e no pessimismo.

* Virtudes a desenvolver: confiança e alegria.

 

4. Temperamento Fleumático

O fleumático é calmo, pacífico e paciente. Evita conflitos e gosta de ambientes harmônicos. Apesar de sua serenidade ser uma grande virtude, pode haver certa tendência à passividade ou à procrastinação.

 * Virtudes a desenvolver: iniciativa e coragem.

 

Por que conhecer os temperamentos?

Embora não devamos usar os temperamentos como rótulos limitantes, conhecê-los nos ajuda a perceber nossas inclinações naturais, a identificar áreas de crescimento e a melhorar nossos relacionamentos. Cada temperamento tem suas belezas e desafios. O verdadeiro caminho está na integração equilibrada de todas essas forças dentro de nós.

 

> Como dizia Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo.”

 

 

Evandro Rodrigo Tropéia / Psicoterapeuta

CRP: 06/143949

 

 

 

 

---


Nenhum comentário:

Postar um comentário