terça-feira, 5 de agosto de 2025

OS QUATRO TEMPERAMENTOS: UMA JANELA PARA A COMPREENSÃO HUMANA


 

Desde a Antiguidade, o ser humano busca compreender a complexidade da alma e do comportamento. Uma das mais antigas e influentes teorias da personalidade é a dos Quatro Temperamentos, proposta por Hipócrates e desenvolvida por Galeno, ambos pensadores gregos. Apesar de não ter base científica nos moldes modernos, essa teoria continua sendo uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento e para as relações interpessoais.

 

1. Temperamento Sanguíneo

O sanguíneo é marcado pela alegria de viver, espontaneidade e facilidade de se relacionar. São pessoas comunicativas, entusiasmadas e com grande capacidade de adaptação. Porém, tendem à distração e à superficialidade, precisando cultivar a constância.

* Virtudes a desenvolver: foco e disciplina.


2. Temperamento Colérico

Pessoas coléricas são decididas, dinâmicas e movidas por ideais. Têm facilidade em liderar e agir com coragem. No entanto, podem ser impacientes, autoritárias e intolerantes. O desafio é equilibrar a força com a empatia.

 * Virtudes a desenvolver: mansidão e escuta.


3. Temperamento Melancólico

Profundos, sensíveis e idealistas, os melancólicos têm uma alma poética e observadora. Valorizam a beleza, a verdade e a profundidade. São excelentes planejadores, mas podem cair na tristeza, na autocrítica excessiva e no pessimismo.

* Virtudes a desenvolver: confiança e alegria.

 

4. Temperamento Fleumático

O fleumático é calmo, pacífico e paciente. Evita conflitos e gosta de ambientes harmônicos. Apesar de sua serenidade ser uma grande virtude, pode haver certa tendência à passividade ou à procrastinação.

 * Virtudes a desenvolver: iniciativa e coragem.

 

Por que conhecer os temperamentos?

Embora não devamos usar os temperamentos como rótulos limitantes, conhecê-los nos ajuda a perceber nossas inclinações naturais, a identificar áreas de crescimento e a melhorar nossos relacionamentos. Cada temperamento tem suas belezas e desafios. O verdadeiro caminho está na integração equilibrada de todas essas forças dentro de nós.

 

> Como dizia Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo.”

 

 

Evandro Rodrigo Tropéia / Psicoterapeuta

CRP: 06/143949

 

 

 

 

---


FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO: BONDADE

 


 

Neste artigo, quero partilhar com o caro(a) leitor(a) sobre o fruto da bondade.

A Bondade é o fruto do Espírito Santo que, por sua excelência, revela o ser humano como imagem e semelhança de Deus.

Por isso, proclamamos com muita fé e confiança:

Deus é bom todo tempo.

Todo tempo Deus é bom!

 

Quando dizemos que alguém é bom, isso diz respeito especialmente às intenções de alguém: quem é bom possui intenções boas. Isso é de suma importância para Deus.  O desejo de Deus é que a Bondade faça morada em seu coração.

Viver a vida colhendo o fruto da bondade é cumprir o propósito de toda a criação divina, pois Deus viu que tudo era bom!

Você é bom! A bondade está aí no seu coração.

Mesmo que o mundo te diga o contrário, pense e viva como Santa Terezinha do Menino Jesus que afirmava:

“Eu sou aquilo que Deus pensa de mim”.

Deus vê o seu coração. Ele pensa sempre as melhores qualidades da sua vida, pois Ele te ama e enxerga toda bondade que existe em seu interior.

A essência de Deus habita em você.

Praticar a Bondade é viver verdadeiramente um estilo de vida cristão.

 

Qual é o valor da bondade?

Bondade é uma das qualidades que melhor refletem a essência humana, pois a pessoa bondosa é boa, benigna e benevolente. Tem a ver com a amabilidade. A pessoa boa tem inclinação a fazer o bem aos outros, e o faz com afeto, compreensão e respeito.

 Ser bondoso, implica em ser humilde de coração, o que exige que deixemos o ego de lado, porque enquanto pensarmos apenas em nós mesmos não estaremos aptos para exercer a bondade ao próximo.

 

Oração:

Meu Amado Jesus. Eu te louvo, adoro e te amo!

Batiza-me no Vosso Santo Espírito e renova o meu coração!

No dia de hoje, humildemente, peço a Vós o fruto da Bondade, para que eu possa ser bom e todas as pessoas percebam a sua presença em minha vida.

Quero cumprir o Teu propósito e dar sentido à minha existência.

Eu quero ser, Senhor, reflexo do Teu amor e exalar a Tua Bondade.

 

Amém.

 

Que a Paz de Jesus, o Amor de Maria, a sabedoria de São José e a presença do Espírito Santo estejam no coração de cada leitor.

 

Evandro Rodrigo Tropéia

Servo da R.C.C e Catequista