sexta-feira, 2 de maio de 2014

Olho e sou visto, logo, existo!

"O primeiro espelho da criatura humana é o rosto da mãe: A sua expressão, o seu olhar, a sua voz.[...] 
É como se o bebe pensasse: Olho e sou visto, logo, existo!"

(D. W. Winnicott)

A mãe é o primeiro elo do ser humano com o mundo.
O Nascimento em si, gera no bebê sua primeira experiência extremamente assustadora, onde a criança sai de um mundo totalmente acolhedor e caloroso do ventre da mãe e migra para um mundo completamente caótico e inseguro.
O colo acolhedor da mãe é para o bebê  um conforto,um abrigo seguro e um espelho no qual ele é refletido e percebe então a sua própria existência.

(Evandro Rodrigo)

A Verdadeira Beleza da Vida

O nosso mundo interno se torna tão profundamente belo quando damos valor as pequenas coisas simples da vida e essa beleza explode dentro de nós transformando todo mundo externo a nossa volta.
(Evandro Rodrigo)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Simbolização Espiritual


O Símbolo se encontra na ausência do real (sensorial) do objeto.
Deus: Nunca ninguém viu, ouviu, tocou ou cheirou, apenas podemos senti-lo pela fé, pela emoção e também pela simbolização.
Diante dessa ausência sensorial de Deus, criamos em nós a capacidade de simbolizá-lo em nossa mente e em nosso coração, assim podemos senti-lo no mais profundo da alma e acima de tudo experimentá-lo em nossa vida. Este é o mais belo e enriquecedor processo de espiritualização do "eu".

As pessoas sem fé ficam presas apenas no real sensório, ou seja, acreditam somente naquilo que podem ver e tocar, no geral, são pessoas que não desenvolveram de forma sadia a sua capacidade de simbolização.

Quem tiver ouvidos, ouça!

(Evandro Rodrigo)